terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fotografe gestantes - 5 dicas


Não existe algo mais lindo do que fotografar uma mulher grávida e é nessa área que a fotógrafa paranaense Claudia Regina se especializou. Assim que começou a fotografar notou que cometia vários erros. Quando fotografamos pessoas percebemos que compor e expor corretamente é a parte mais fácil. O difícil é saber dirigir o ensaio de forma a conseguir lindas imagens.
E mesmo depois de muita pesquisa e tomar como referências outros fotógrafos especializados em fotografia de gestantes, colocava as fotos no computador e ela ainda ficava um pouco decepcionada. Foi então aí que os erros se tornaram fonte para fazer um trabalho cada vez melhor, evitando cometer os mesmo nas fotos seguintes.

Ela recomenda que mesmo você não fotografando gestantes que faça essas anotações a cada sessão. Fotos que você pode fazer diferente, fotos que você ainda não fez,ideias que aparecem depois de ver todas juntas, etc. Faça uma lista e leia sempre buscando adicionar novas ideias a cada novo aprendizado.
Abaixo vão cinco itens mais importantes da lista de como fazer fotos lindas de gestantes, segundo Claudia Regina:

1. Gestante não é só uma barriga
Fotografe menos só a barriga, faça menos fotos da grávida segurando a barriga. Fotografe mais rostos, mãos, detalhes, pai, outros filhos. Faça mais fotos do amor nascendo ali e da alegria no rosto daquela mulher. O ensaio com uma gestante não serve somente para mostrar a barriga, mas para mostrar uma futura mãe e uma família. Por isso, de vez em quando, deixe a barriga de fora e dê importância em retratar o amor.
Essa dica é a mais importante e quando entender o que fotografar o amor você irá dar um UP na qualidade de suas fotos.


2. Fotografe detalhes

É um clássico fotografar os sapatinhos do bebê. Mas tente mostrar além dos sapatinhos outros objetos de forma criativa. Coloque os bichinhos em locais inusitados (além da barriga). Em todos os detalhes busque mostrar a importância que cada um deles tem.



3. Faça fotos espontâneas
Um ensaio todo “robotizado” fica meio monótono. Faça sua modelo se soltar, faça o casal ter sintonia numa gargalhada gostosa, façam que troquem olhares apaixonados. Evite, de novo, as mesmas fotos dela segurando a barriga.
O bom mesmo é fazer essas fotos em locações externas, justamente porque as pessoas comuns (não são modelos profissionais) não conseguem relaxar muito em estúdio, então a maioria das fotos é de poses menos confortáveis e com aquele mesmo sorriso.


4. O pai deve participar…
…mas não só na hora de dar um beijinho na barriga. Ele pode aparecer com sapatinho, pode estar abraçado com a gestante, pode aparecer discretamente, somente desfocado. As fotos devem mostrar a importância do pai – mesmo a gente sempre fazendo mais fotos da mãe, pelo motivo óbvio dela estar com o bebê dentro da própria barriga.

5. Use a abuse de vários tipos de luz
A forma de uma mulher grávida pode ser mostrada em toda sua delicadeza com uma luz suave ou destacada com uma luz mais dura. Use e abuse de luzes difusas ou duras, silhuetas e vindo de direções diferentes.



Referência: www.dicasdefotografia.com.br
fontes de: www.flickr.com/photos/amandakay e Claudia Regina

Um comentário:

  1. as luzes e mais q a barriga ja basta,,, uhauhauha
    muito bom...
    quando eu tiver gravida vc vem fazer fotos minhas...

    beijos

    ResponderExcluir