quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um grande Fotógrafo Mundial: Joe McNally

Galera, comprei a alguns meses atrás a versão em português do livro The Moment it Clicks (O Momento do Click) de Joe Mcnally.

Desde que foi lançado, eu vinha esperando a versão em português. Sou fã desse cara. Valeu a pena esperar, o livro é melhor do que imaginava. São as mesmas histórias que ele conta em suas palestras, e foi depois de ouvir uma de suas aulas que Scott Kelby o convidou para escrever este livro.

São fotos espetaculares e histórias de experiências ora engraçadas, ora emocionantes, mas sempre com os conselhos de Joe, que no final de cada história sempre cita o esquema de luz e macetes usados.

Esta aí a dica de leitura. Abraços.

Joe McNally, um dos maiores fotógrafos digitais profissionais do mundo, cujo celebrado trabalho abrilhantou as páginas das revistas Sports Illustrated, Time e National Geographic (para citar algumas), abre novos caminhos fazendo algo que nenhum livro de fotografia fez – a combinação de imagens ricas, impressionantes e um layout elegante de um álbum de fotografias com um treinamento inestimável, cheio de insights práticos e segredos fotográficos geralmente encontrados somente em raros livros didáticos. Quando Joe não está em missões para as grandes revistas ou para os clientes da Fortune 500, ele está em sala de aula ensinando sobre posicionamento de luz e retrato ambiental, ou em workshops ao redor do mundo ensinando como tirar A foto.

O que torna este livro tão único é o triângulo de aprendizado onde (1) Joe destila o conceito em uma breve sentença. Geralmente começa com algo do tipo: Um editor da National Geographic uma vez me disse… e, então, ele compartilha conosco um daqueles macetes exclusivos que só consegue quem passa toda a vida atrás das lentes. Depois, (2) na página de rosto sempre está uma das imagens estonteantes de Joe que ilustra perfeitamente sua técnica (você vai reconhecer muitas fotos que já saíram em capas de revistas). E (3) você descobre a história do que realmente foi necessário para conseguir aquela foto, incluindo o equipamento usado (lentes, f/stop, iluminação, acessórios etc.), além dos desafios que esse tipo de projeto traz e como conseguir uma foto desse tipo por si próprio.

Esse livro também lhe dá algo mais. Ele inspira. Desafia. Informa. Mas mais do que isso, ele ajuda a entender a fotografia e a arte de tirar fotos grandiosas a um nível que você nunca pensou que fosse possível. Esse livro conta com aqueles momentos Ah ha! aqueles insights inteligentes que fazem com que tudo fique mais fácil. Ele traz aquele instante maravilhoso em que tudo subitamente faz sentido o instante do clique.






Um comentário:

  1. cara simplesmente FODA
    muito bom viu!!!!

    bem até que enfim depois de passar por uns 20 blogs cheguei no seu!!!

    ResponderExcluir