domingo, 15 de novembro de 2009

Buscando novos ângulos

Quando fotografo pessoas que não são modelos profissionais a tendência é que elas fiquem um pouco paradinhas, não sabendo direito o que fazer… ao encarar uma situação dessas precisamos saber conversar e deixar a pessoa à vontade. Mas quem disse que só o assunto tem que se mover? O fotógrafo também deve perceber novos ângulos e se mexer bastante!
Fotografando de um lado, fotografando do outro, se abaixando ou subindo em algum lugar… assim você varia o ponto de visão criando uma nova aparência para seu assunto e se estiver fotografando cenas externas aproveita para explorar diferentes modos de ver o mesmo background. Tirando uma foto de baixo para cima você transforma o céu (ou seja lá o que for que está acima de sua cabeça) em background, e fotografando de cima para baixo transforma o chão em background. Com o modelo paradinho ali, no mesmo local, você consegue diversas opções de fotos totalmente diferentes – com isso é só descobrir qual desses ângulos oferece uma melhor composição e balanceamento.


Pequeno dicionário do ângulo de visão

Background: é o fundo da sua imagem, aquilo que aparece atrás do assunto fotografado.
Foreground: é o que aparece na frente do assunto fotografado, também compondo a foto.
Bird’s-eye-view: expressão usada para definir o ângulo de quando a foto é feita “de cima para baixo” (como os pássaros vêem)
Worm’s-eye-vire: expressão usada para definir o ângulo de quando a foto é feita “de baixo para cima” (como as minhocas vêem)

Essas expressões são usadas para a fotografia e também para filmagem e outros assuntos que precisem de expressões em relação ao ângulo de visão. Fácil de lembrar mas difícil de praticar: a nossa tendência, principalmente depois que passamos dos primeiros cliques de aprendizagem, é grudar em ângulos “seguros”. Aqueles que já conhecemos e sabemos que funcionam. Porém, se esquecermos de praticar novos ângulos podemos perder belas imagens.

Um comentário: